Pular para o conteúdo principal

Energia Nuclear, Energia Limpa: Os casos da Alemanha e da França

Depois do desastre do reator Daiichi de Fukushima, causado por um grande terremoto seguido de tsunami, a Alemanha anunciou que aposentaria todos os seus reatores nucleares e usaria somente fontes de energia renováveis.

Dez anos depois como está a produção de energia da Alemanha?

Produção de energia na Alemanha em Fevereiro de 2021.

Produção de energia na Alemanha em Fevereiro de 2021.

No gráfico acima, que pode ser obtido por qualquer pessoa em tempo real, do site energy map podemos ver que estão sendo utilizados combustíveis fósseis, como carvão e aá agás natural o que acaba produzindo CO2.

Produção de energia na França em Fevereiro de 2021.

Produção de energia na França em Fevereiro de 2021.

No segundo gráfico vemos a produção de energia na França. A França investiu fortemente no desenvolvimento da tecnologia de produção de energia por fição nuclear. O gráfico mostra como a intensidade de carbono da produção energética da França é menor que da Alemanha.

É importante ressaltar que a Alemanha tem o seu setor industrial da economia mais desenvolvido que a França, portanto consome mais energia. Ainda assim com muita publicidade a Alemanha tem se esforçado para se mostrar como um país muito verde. Isso enquanto finaliza a construção do gasoduto vindo da Rússia o NordStream 2. Queimar gás para geração de energia ou aquecimento emite CO2 caso alguém esteja em dúvida.

No próximo artigo vamos listar os acidentes nucleares mais famosos da história recente.

Comentários

Comments powered by Disqus
Share